Seg a Sex 8h às 17h | Sáb 8h às 12h
(82) 3024-0104

Doenças respiratórias

Sabia que é possível identificar 24 tipos de infecções respiratórias em apenas um exame?

O diagnóstico molecular é uma tecnologia rápida, sensível, simples e acessível que ajuda os profissionais da saúde a diagnosticarem corretamente as infecções respiratórias e a indicarem os tratamentos mais assertivos para cada tipo de vírus. Fique de olho. Tosses, viroses e resfriados podem não ser o que você pensa.

As infecções respiratórias agudas, muitas vezes conhecidas no meio médico como “Sindrome gripal ou resfriado”, também muitas vezes chamadas de “viroses”, são infecções do trato respiratório alto e/ou baixo e são as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes pediátricos e adultos em todo o mundo. Essas infecções podem ser causadas por vírus e bactérias.

O diagnóstico clínico das doenças bacterianas pode ser realizado por um exame clínico, o que muitas vezes leva o paciente a obter uma receita médica (empírica) no próprio consultório.

Diferentemente, as doenças virais respiratórias muitas vezes chamadas genericamente de “viroses”, por muitos anos foram subestimadas devido a incapacidade em diagnosticar laboratorialmente. A falta do diagnóstico laboratorial preciso pode induzir a conduta erroneamente, ou mesmo aguardar a evolução da doença para observar melhor novos sintomas ou sinais.

Clinicamente o paciente pode cursar com uma apresenta com sintomatologia de um “resfriado comum”, inespecífico, não permitindo ao médico capacidade as diferentes causas.

Como fator preocupante, muitas vezes, pacientes pediátricos, imunocomprometidos e idosos demoram ainda mais o desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos que podem ajudar na diferenciação e tratamento, cursando com piores prognósticos, aumentando a mortalidade. O diagnóstico precoce é capaz de diferenciar os principais agentes etiológicos das Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Essa rapidez no diagnóstico se faz necessária para o médico poder ter a chance de mudar para um melhor desfecho clínico como: SARS-CoV-2 (COVID-19), H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, etc. Nessas doenças o tempo faz a diferença no conhecimento e ação médica.

Nós nos preocupamos com você e sua privacidade

Nós usamos cookies para garantir uma melhor experiência em nosso site. Se você aceitar, estará concordando com a nossa Política de Privacidade de Dados. Políticas de Privacidade